Guia completo de como fazer um aquecedor por indução para o DynaVap | Vaporizador de Ervas

Guia completo de como fazer um aquecedor por indução para o DynaVap


[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22.3″][et_pb_row _builder_version=”3.22.3″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.47″][et_pb_text _builder_version=”3.22.4″]

Ferramentas: 

  • [Necessário] Chave de Fenda Pequena

Alguns dos componentes são para chave Phillips e outros chave de fenda, portanto, o ideal é ter os dois. Esse tipo de aquecedor necessita de muitos parafusos pequenos, porém não tão pequeno quanto o parafuso de um óculos, por exemplo. Além disso, descobri que ferramentas com hastes mais longas podem ser muito úteis ao manobrar áreas muito pequenas.

Será preciso desencapar alguns fios. Se você não sabe como fazer isso, pesquise no youtube ou google. Não é muito complicado, principalmente se usar um botão com chicote você não precisará desencapar muitos fios.

Se você quiser montar tudo em um compartimento seguro, a cola pode ajudar bastante. Caso contrário, as partes de seu aquecedor ficarão soltas.

Você pode soldar a bobina do e isso aumentará um pouco a longevidade. (recomendado pelos fabricantes, porque os terminais de parafuso podem ficar quentes e derreter se usados por um longo período de tempo) Se essa é sua primeira vez construíndo um aquecedor por indução, recomendo NÃO usar o ferro de solda.

A não ser que você tenha algo mais apropriado, como um conector ou um ferro de solda, você precisará da fita isolante para ajudar a manter a conexão entre os fios segura.

Partes:

  • [Necessário] Módulo de Indução de Calor de 12v

Esse é o dispositivo que irá converter eletricidade em calor por indução. Compre um que se parece com o da imagem. As opções e variedades são muitas, mas geralmente são os mesmos. Alguns podem ter uma bobina mais solta, outros uma luz LED azul mais brilhante. No entanto, isso não importa, você pode comprar um mais barato que tenha boas avaliações.

Obviamente esse é o componente que gera energia.12v4a-12v5a funciona muito bem. Você pode usar outros adaptadores para diferentes resultados. Leias as FAQ para mais informações.

Compre um conector com rosca. Essa é a parte que você vai ligar ao seu circuito. Alguns adaptadores não vêm com isso, por isso fique atento pois você quer um que tenha esse componente.

Tecnicamente, isso não é necessário, porém, ele será usado para ligar seu aquecedor, sem ele a única forma de ligar e desligar o seu aquecedor será na tomada – o que não é muito conveniente.

BOTÃO INSTANTÂNEO – isso significa apertar = ligar, soltar = desligar. O outro tipo é com a TRAVA, aperte uma vez = ligado, aperte novamente desligado = desligado. 99% do tempo você irá desejar ter um botão INSTÂNTANEO.

CAPACITADO PARA PELO MENOS 12V5A – isso significa que o botão suporta a carga sem queimar ou necessitar de um MOSFET. 

CHICOTE DE FIOS – A menos que goste de soldar e tenha fios extras em casa, adquira um botão que venha com um chicote de fios.

  • [Altamente Recomendado] Adaptador de Vidro

Isso ajuda a evitar que a ponta quente do DynaVap irradie calor para os outros componentes elétricos do circuito. 

Opções que testei e gostei:

1) Slide Pequeno de Guitarra de Vidro

Se essa é a primeira vez que está construindo um aquecedor por indução, eu recomendo o slide de vidro. Você pode usar uma conta de vidro ou mármore ou até mesmo um pedaço de madeira para ajustar a altura do DynaVap após enrolar a bobina e impedir que o DynaVap queime o seu aquecedor.

2) Cloupor Cloutank M3 Tank (Vidro)

3) Adaptador de 14mm a 18mm

Estes são os meus favoritos, mas o tamanho feito pelo fabricante não é perfeito. Algumas vezes, o DynaVap passa pelo buraco, outras não. Dependendo da sua montagem, isso pode não importar. (Eu dobro todos eles para que o DynaVap não atravesse o buraco).

Se você não encontrar nada na Amazon, vá até uma loja especializada da sua cidade.

No fim, você verá como faz diferença construir seu aquecedor dentro de uma caixa ou gabinete!!

Esse dispositivo é colocado entre o botão e a fonte de alimentação para quando houver uma carga mais pesada ela não chegue até o botão e queime o seu dispositivo.

Se você estiver usando o botão de 12v5a e a fonte 12v5a que foram recomendados, você NÃO precisará de um desses porque o botão irá suportar a carga da fonte.

Você precisará apenas de um desses se usar um botão com taxa menor do que a fonte. Para mais informações veja o FAQ. 

Construção:

  • Bobina de cobre

Enrole o fio de cobre ao redor do adaptador o mais firme possível. Você vai precisar de 6 a 9 espiras, para cobrir cerca de ½ a ¾ da ponta do DynaVap. Deixe cercas de 2 ½ a 3 polegadas (aprox. 6,4 a 7,6 cm) em cada extremidade da espira.

  • Montagem da bobina

Insira a bobina nos terminais de parafuso e aperte-a. Se estiver usando o ferro de solda, solde as extremidades ao redor da área do terminal do parafuso.

    • Montagem da Fiação

    Já vi 2 tipos de fiação usada nos botões sugeridos. Veja abaixo os diagramas de montagem. Se estiver usando botões ou fiações diferentes dessas, terá que descobrir como fazer por si mesmo.

    Passo 1 – Ligue o fio Azul no Vermelho (isso ligará o botão de LED quando o dispositivo receber energia). Eu uso um conector específico chamado t-tap para fazer isso , mas você por juntar os fios e passar a fita isolante para deixá-los seguros.

    Passo 2 — Corte o o fio amarelo ou marrom e prenda no fio preto na peça cortada. Se quiser, você pode usar um pedaço diferente de fio preto, mas é mais fácil prender os fios amarelos e marrons não usados e usá-los como uma divisão.

    Passo 3 — Desencape as extremidades de todos os fios, exceto o comprimento não utilizado reduzido do fio amarelo/marrom. Se você possui ponteiras (totalmente opcionais), prenda-as no fio desencapado.

      • Placa de Circuito

      Aparafuse o fio branco (ou verde – dependendo do chicote) do botão ao terminal + do conector da fonte de alimentação.

      Aparafuse o fio vermelho do botão ao terminal + do indutor de calor

      Aparafuse o fio preto Fio preto dividido (agora amarelo ou marrom) do botão ao terminal – da fonte de alimentação e ao terminal – do aquecedor por indução.

      No final, deve ficar algo parecido com isso:

      Faça um teste. Ligue e aperte o botão. Se o LED do aquecedor por indução E o LED no botão acende, então funcionou! Se não funcionou, verifique se os parafusos da bobina ou a solda estão presos e se os fios dos botões estão presos e parafusados nos terminais corretos. 

      • Caixa e Instalação

      Planeje como seu dispositivo caberá na caixa. Após ter o layout planejado, faça os seguintes furos.

      • 19MM para os botões recomendados usam furo de ¾”
      • Slides de guitarra normalmente orifício de 1”
      • 18MM adaptador de vidro, furo de ¾”
      • Os conectores de energia usam furo de ½”

      Se a caixa for muito apertada, provavelmente é uma boa ideia aparafusar tudo e colocar o sistema como uma peça dentro da caixa. Caso contrário, se for fácil trabalhar cada compartimento dentro da caixa, você poderá desaparafusar tudo e montá-lo individualmente.

      • Coloque o botão no furo.
      • Coloque o conector de energia no furo e firme-o com a cola.
      • Coloque seu circuito onde ele será fixado e cole-o (a cola será passada na parte preta de plástico)
      • Aparafuse o que faltar (se já não estiver feito)
      • Insira seu adaptador de vidro seu adaptador de vidro e, se necessário, ajuste com um suporte de vidro/mármore/madeira na parte inferior.

      PRODUTO FINAL:

      Neste ponto, você deve ter a bobina dobrada e montada. O chicote de fios já deve estar construído e conectado. Tudo deve estar dentro da caixa e protegido. Agora, basta conectá-lo e desfrutar o seu novo aquecedor por indução!

      FAQ:

      • Eu preciso de um MOSFET? 

      Se você estiver usando um Adaptador de Energia com um output maior que a do seu botão, você PRECISARÁ de um MOSFET. Se você estiver usando o setup recomendado no texto, você NÃO precisará de um MOSFET. Alguns exemplos:

      Se estiver usando um adaptador de energia de 12v6a com um botão de 12v3a você PRECISARÁ de um.

          • Se estiver usando um adaptador de energia de 12v5a com um botão de 12v5a você NÂO precisará de um
          • Se estiver usando um adaptador de energia de 12v5a com um botão de 12v10a você NÃO precisará de um
          • Se estiver usando um adaptador de energia de 12v10a com um botão de 12v5a você PRECISARÁ de um
      • Potência ideal do adaptador de energia?

      A maioria dos aquecedores por indução no mercado usa um adaptador de energia 12v4a – 12v6a (48-72 watts). Eu fiz muitos testes e esse intervalo (12v4a – 12v6a) é ideal. Tudo isso depende do tamanho “médio” da bobina. Bobinas maiores necessitam de maior potência para efeitos similares.

      12v1a – 12v3a (12 – 36 watts)

            • A essa baixa potência, o módulo pode parecer funcionar bem, mas quando você insere o DynaVap, o LED do módulo começa a piscar, isso porque, ele não está recebendo energia suficiente. Se funcionar e não piscar, é provável que você receba correntes muito fracas e levará uma eternidade para funcionar.

      12v4a – 12v6a (48 – 72 watts)

      • No meu teste, esse foi o intervalo com os melhores resultados. A 12v6a eu comecei a ver uma combustão ocasional e um pouco de aquecimento desigual.

        12v7a – 12v10a (84 – 120 watts)

              • O sistema suporta essa capacidade, mas desconfio que o aquecimento será extremamente desigual e pode ocorrer combustão. Se você tiver algum resultado positivo ou souber de algum aquecedor que use esse intervalo, compartilhe com a gente.

        Se você quer saber mais informações entre aqui no post original no reddit

        [/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

        Posts Recentes