Você sabe o que são terpenos?


Os terpenos, ao contrário dos canabinóides, são responsáveis pelo aroma da cannabis.

Você sabe o que são os terpenos?

Os terpenos, também chamados de terpenoides, são substâncias produzidas naturalmente pelos vegetais, principalmente pelas árvores coníferas. Eles são a maior classe química de ativos vegetais e existem mais de 30 mil tipos de terpenos descritos! Alguns tipos são voláteis, e pela sua fragrância agradável, são muito encontrados em óleos essenciais.

Ainda não se têm certeza sobre sua função nas plantas, mas sabe-se que muitas dessas árvores produzem terpenos voláteis para atrais ou repelir insetos de acordo com a conveniência biológica, sendo usados como intermediários na polinização e na proteção dos vegetais. Os terpenos mais amargos e menos voláteis ou tóxicos, por exemplo, protegem as plantas de serem comidas por certos animais. Por outro lado, alguns tipos de terpenos podem ser utilizados para atrair insetos de modo que estes possam realizar a polinização.

Como são produzidos os terpenos?

Os terpenos são compostos naturalmente produzidos pelas plantas através de seu metabolismo secundário, com atuação e distribuição específica nas plantas, sendo mais comuns em algumas espécies do que em outras. As plantas produzem os terpenos porque eles cumprem diversas funções na planta como protegê-la contra os herbívoros e patógenos e atuar na própria competição entre as plantas ou mesmo para fins de atração de organismos benéficos a elas, como animais polinizadores e dispersores.

TERPENOS SÃO OS RESPONSÁVEIS PELO CHEIRO DAS PLANTAS

Os terpenos atuam em receptores e neurotransmissores. Eles são propensos a combinar ou dissolver em lipídios ou gorduras. Agem tambémcomo inibidores da captação de serotonina (semelhantes aos antidepressivos como o Prozac). Eles aumentam a atividade da norepinefrina (semelhante aos antidepressivos tricíclicos como o Elavil). Eles aumentam a atividade da dopamina, e aumentam o GABA (o neurotransmissor “negativo” que se opõe ao glutamato, o “superior”).

No entanto, pesquisas mais específicas são necessárias para melhorar a precisão na descrição e previsão de como os terpenos na cannabis podem ser usados medicinalmente para ajudar a tratar doenças específicas / problemas de saúde.

Quais as utilizações dos terpenos?

Todos os óleos essenciais são terpenos. Eles são utilizados há cerca de 3.500 anos com aplicação em cosméticos, perfumes, solventes ou matéria-prima para a produção de tintas, graxas, ceras, e como intensificadores sensoriais em alimentos. Os terpenos também são óleos aromáticos que conferem às plantas uma variedade de sabor e aromas como o das frutas cítricas, frutas vermelhas, hortelã e pinho. Eles são secretados em glândulas, como os tricomas por exemplo.

Veja aqui mais sobre o de THC

TERPENOS: CLASSIFICAÇÃO, EXEMPLOS MAIS COMUNS E SEUS EFEITOS

Os terpenos são agrupados de acordo com o tamanho da cadeia de moléculas que os compõem. Cada uma de suas moléculas é formada por uma combinação de cinco átomos de carbono ligados a oito átomos de hidrogênio (C5H8), numa estrutura denominada isopreno. Por exemplo, um monoterpeno é um terpeno formado por dois isoprenos ligados, mas existem outros terpenos mais complexos, como a borracha, que é um terpeno formado por uma cadeia com mais de mil isoprenos.

Apresentamos os principais terpenos e seus efeitos.

Terpeno Características ocorrência (plantas) Efeitos
Mirceno Aroma terroso, pouco cítrico e meio amargo Lúpulo, capim-limão, manga. Analgésico, antiinflamatório e antibiótico;
Limoneno Aroma que sentimos ao descascar uma tangerina ou laranja Frutas cítricas (limão, laranja, tangerina) Bactericida, fungicida e anti-cancerígena
Beta-Cariophileno Pouco doce, apimentado, amadeirado, cítrico, adstringente Cravo-da-Índia, pimentas,algodão, ervas Poderoso analgésico, redutor da pressão sanguínea
Pineno Aroma das resinas de pinheiros Eucalipto, sálvia, pinheiros Expectorante, antiséptico, aumenta o foco, energético
Linalol Aroma doce com toques apimentados Lavanda, lírio, etc. Estudos têm apontado efeitos na retração de câncer, possui efeitos sedativos
Delta-3-Careno Aroma doce, pungente Resinas de pinheiro, cedro, etc. Efeitos no tratamento de distúrbios da regulação hídrica no corpo, causa sensação de olhos e boca secos.

O que fazem os terpenos?

A característica mais fascinante dos terpenos é a sua capacidade de interagir sinergicamente com outros compostos da planta, como os canabinoides, e contribuir para seus efeitos no organismo, criando o efeito Entourage, que potencializa os benefícios terapêuticos dos componentes individuais da cannabis. No corpo humano, se conectam com neurotransmissores como a dopamina, a molécula da motivação, ou a serotonina, que regula o sono e o humor, por exemplo. Eles também controlam o fluxo de THC no cérebro.

Conheça três formas de usar os terpenos puros no cotidiano

O desenvolvimento de tecnologia para o mapeamento do perfil de terpenos tornou possível recriar o aroma de genéticas específicas de cannabis, sem que para isso a planta seja usada. Dessa forma, o consumo dos terpenos puros é legal mesmo em países onde a cannabis ainda é considerada proibida.

Os blends de terpenos puros, como os da Bilva Elemental, misturam perfis de outras fontes naturais, como lúpulo e cravo, para representar o aroma e sabor de genéticas emblemáticas, como a Thai, que foi a variedade encontrada nas latas que apareceram boiando na costa brasileira em 1987, reproduzida no terpeno Da Lata.

Mas como, de fato, é possível consumir os terpenos puros?

Há várias formas, como, por exemplo, aromatizador de ambientes, preparações culinárias, essência de massagens e em drinques, fumos e concentrados. Confira, a seguir, algumas opções:

No Fumo

Seja cigarro, charuto, cachimbo ou bong, os terpenos puros podem ser aplicados no momento do consumo ou antes, sem prejudicar o fumo. É importante notar que todo aroma e sabor estão concentrados, então o uso com moderação é recomendado para quem não conhece e não está acostumado com sua potência aromática. Vale experimentar uma borrifada em uma quantidade maior de fumo para não exagerar na dosagem.

Na pele

Grandes aliados em tratamentos cosméticos, os terpenos, encontrados em óleos essenciais de plantas, raízes e etc, unem hidratação e benefícios terapêuticos quando usados topicamente. O Da Lata, por exemplo, é rico em cariofileno, terpeno de aroma amadeirado que promove possui efeito anti-inflamatório, antialérgico e bactericida. Dessa forma, esse blend também pode ser usado como essência corporal para massagens ou como ingrediente no preparo de diversas fórmulas cosméticas caseiras.

No concentrado

Os concentrados canábicos também podem ser terpenados. Para isso, a melhor maneira de aplicação é borrifar ou pingar o terpeno em um recipiente, pegar com a espátula a quantidade de concentrado que pretende consumir e, então, molhá-la no terpeno já separado.

Posts Recentes